domingo, 21 de fevereiro de 2010

Medicina:

A leucemia também é conhecida como câncer no sangue. Desde então, Drica está internada, recebendo transfusões e fazendo quimioterapia.



Ela encanta o Brasil desde 1986 com graça e bom humor. Uma atriz admirada pelo público e pelos colegas e amigos.

“A Drica é uma pessoa que investe nos amigos dela, que sempre investiu nos amigos dela. Ela tem uma grande capacidade de amar”, diz o ator Fernando Eiras.

A simpática Olívia de "Alma Gêmea" enfrenta um drama na vida real. Drica Moraes vinha sentindo dores e enjoos, por isso se internou para fazer exames. Ela foi diagnosticada com leucemia, também conhecida como câncer no sangue. Desde então, Drica está internada, recebendo transfusões e fazendo quimioterapia. Por enquanto, ela não pode receber visitas, por causa da baixa imunidade, que deixa o organismo dela muito enfraquecido.

A leucemia é o acúmulo de células anormais na medula óssea, onde se formam as células do nosso sangue. As células doentes tomam o lugar das saudáveis e começam problemas como anemia, sangramento e infecções.

“Leucemia são doenças diversas e o número delas é grande e varia muito o prognóstico da idade, do tipo da célula que causa a leucemia, do tipo de apresentação: se aguda, se crônica e de suas características biológicas“, explica a oncologista do Inca, Adriana Scheliga.

Mônica Roza descobriu por acaso que tinha um dos muitos tipos de leucemia. “Ela tinha uma leucemia que não era comum na idade dela. Mônica tinha 28 anos no diagnóstico da época, uma leucemia chamada leucemia linfóide crônica. “Dá um medo muito grande. Tinha medo de morrer. Tinha medo de não ter os filhos que eu queria”, revela a mulher.

Mônica fez quimioterapia durante um ano. Sentiu muita dor. “Até uma coisa simples, que é você tomar banho, passar o sabonete, até esse momento era desconfortável, doía muito” relata.

O tratamento frequentemente leva à esterilidade. Mas: “E para minha surpresa, talvez um ano depois, não tenho certeza, ela veio a engravidar. E ela sabia do risco dessa doença retornar, mesmo durante a gravidez. Ela optou por ter esse filho. Ela teve o primeiro filho, dois anos depois ela teve o segundo filho”, relata a oncologista Adriana.

O jogador Giba é outro que venceu a leucemia que ele teve quando bebê. Hoje ele também é um campeão de solidariedade. Giba dedica um tempo para visitar hospitais. “É até uma coisa que eu falo em todas as visitas que eu faço em hospitais, que eu acho que 50% da cura é o carinho que as pessoas, os médicos, as enfermeiras, o pai, a mãe, os parentes dão para a criança, porque isso dá mais esperança para ela. Com isso, ela fica mais forte”, diz o jogador de vôlei.

Os amigos de Drica já iniciaram até uma campanha para doação de sangue, liderada pelo ator Pedro Neschling. “Rapidamente rolou uma mobilização por parte dos fãs todos, e dos colegas que também estavam no Twitter. Isso instantaneamente se tornou uma campanha de doações para ela”, disse o ator Pedro Neschling.

O autor de "Alma Gêmea" quer a atriz na próxima novela. “Ela estava nos meus planos para todas as minhas novelas. Ela está nos meus planos”, diz o novelista Walcyr Carrasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário