quarta-feira, 3 de março de 2010

Geografia:Meio ambiente


AGROTÓXICOS USADOS POR PLANTADORES DE ARROZ CONTAMINAM DELTA, MATAM CARANGUEJOS E ASOECEM MORADORES DA REGIÃO


Durante a última reunião do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Fepmat), na sede da Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego, com a participação de representantes da Procuradoria Regional do Trabalho e vários órgãos públicos estaduais e federais, a coordenadora de Controle de Agrotóxicos da Agência de Desenvolvimento Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), engenheira agrônoma Eline Chaves, fez uma denúncia muito séria, a de que alguns rizicultores (plantadores de arroz) do município de Ilha Grande estão utilizando agrotóxicos, o que provocou contaminação no Delta do Parnaíba, matando caranguejos e adoecendo filhos de agricultores.
Ela informou que, após denúncia, uma equipe formada pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) ouviu relatos da morte de uma pessoa, a doença de um jovem de 23 anos filho de rizicultor e coletou depoimentos dos moradores da região sobre a morte de caranguejos que cortam os pés de arroz pouco depois que nascem.
“Os caranguejos atacam os pés de arroz quando estão nascendo. Os rizicultores que plantam o arroz com matraca (equipamento que deposita as sementes em faixa mais profunda do solo que abre não enfrentam o problema dos ataques dos caranguejos, mas os que plantam lançando as sementes nos solos sofrem os ataques dos crustáceos”, afirmou Eline Chaves.
O plantio do arroz feito nas áreas dos igarapés do Delta do Parnaíba, que fica na divisa dos Estados do Piauí e do Maranhão, quando começa o período chuvoso, nos meses de novembro e dezembro.
“O levantamento feito pelos técnicos da Adapi e Ibama confirmou a contaminação pelo agrotóxico, a morte dos caranguejos e a morte de um jovem de 23 anos, filho de um rizicultor”, declarou Eline Chaves, que provocou um choque na última reunião do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente.
Os técnicos do Ibama e da Adapi confirmaram que alguns moradores de Ilha Grande comeram cranguejos contaminados por agrotóxico.
“Eles não venderam os caranguejos. Eles comeram. Os caranguejos ficam meio tontos quando estão contaminados pelo agrotóxico”, declarou Eline Chaves.
O Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho decidiu promover vários seminários na região Norte do Piauí para esclarecer os agricultores contra o uso indiscriminado e sem controle de agrotóxicos.





ADAPI LISTA MUNICÍPIOS EM QUE AGRICULTORES FAMILIARES CORREM RISCO DE CONTAMINAÇÃO POR AGROTÓXICOS

A Agência de Desenvolvimento Agropecuário produziu uma lista de municípios onde os agricultores familiares estão ameaçados com risco de contaminação por agrotóxicos.
A lista é formada pelos municípios de Barras, Piripiri, Esperantina, Batalha, Joaquim Pires, Luzilândia, Cajueiro da Praia, Parnaíba, Buriti dos Lopes e Ilha Grande.
O Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho está preocupado com a venda fracionada de agrotóxicos, compra sem o receituário agronômico, que é obrigatório e aplicação dos agroquímicos sem equipamentos de proteção como luvas, botas e outros itens.

comentáriosSeja o primeiro a comentar
comentarNenhum comentárioDeixe seu Comentário
Deixe seu comentário
Nome: Email: Estado: Selecione Seu Estado Acre Alagoas Amazonas Amapá Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Minas Gerais Mato Grosso do Sul Mato Grosso Pará Paraíba Pernambuco Piauí Paraná Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rondônia Roraima Rio Grande do Sul Santa Catarina Sergipe São Paulo Tocantins Cidade: Mensagem:






'O Portal Meio Norte é apenas meio contratado para divulgação deste material. Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.'
Arquivo Março / 2010DSTQQSS01020345678910111213141516171819202122232425262728293031
outros blogsIsmar Marques
Paulo Fontenele
João Júnior
Jornais e Revistas
Meu Novo Piauí
Load
Doutor Pessoa
Daniel Cristovão
Correfolia
Charges do Moisés


ver todos os blogs capa03.03 09h:19
Assista agora presidente Lula direto da Casa Meio Norte 03.03 09h:00
Nepotismo cruzado na Universidade Federal do Piauí 03.03 08h:16
Wellington Dias é aprovado por 84% dos piauienses
ver todas as notícias
Coordenador:André Moura - andremoura@meionorte.com
Todos os direitos reservados. meionorte.com meionorte.com: Anuncie | Cadastre-se | Trabalhe Conosco
Fale conosco: meionorte@meionorte.com | 86 2107.3032
Conheça o Jornalismo do Bem Resoluçao indicada: 1024 x 768
Aprenda a ajustar sua resolução
Conheça nossa equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário