domingo, 7 de março de 2010

História

Hillary Clinton se reúne com Lula
A visita da secretária de Estado traz uma mensagem clara: os Estados Unidos querem que o Brasil mude de atitude e passe a apoiar os americanos para aprovar na ONU sanções contra o Irã.



A secretaria de Estado americana Hillary Clinton se reuniu, nesta quarta-feira, em Brasília, com políticos, o ministro das Relações Exteriores e o presidente Lula. O assunto principal das conversas foi o programa nuclear do Irã.

No encontro com parlamentares, Hillary Clinton disse que os Estados Unidos receberam sinais de que os objetivos do programa nuclear do Irã não são pacíficos e pediu a ajuda do Brasil.

A visita da secretária de Estado traz uma mensagem clara: os Estados Unidos querem que o Brasil mude de atitude e passe a apoiar os americanos para aprovar na ONU sanções contra o Irã.

O assunto também foi tema do encontro de Hillary com o ministro das Relações Exteriores. Celso Amorim disse que o Brasil acredita que ainda há espaço para negociação com o Irã, antes de atitudes mais duras no Conselho de Segurança da ONU.

“Não se trata do Brasil se recusar a se juntar a um consenso. Eu acho que cada país, como cada pessoa na vida, tem que pensar com sua própria cabeça, e nós pensamos com nossa própria cabeça”, declarou Amorim.

Hillary disse os Estados Unidos querem evitar que o Irã vire uma potência nuclear. Para ela, o Irã só vai aceitar negociar depois de sanções da ONU que isolem o país econômica e comercialmente. Em seguida, Hillary Clinton foi recebida pelo presidente Lula.



Mais cedo, antes do encontro com a secretária, Lula disse que é possível construir outro rumo para a questão iraniana. E fez um alerta: “Eu já disse ao presidente Obama que não é prudente encostar o Irã na parede. O que é prudente é estabelecer negociações. Eu já disse publicamente, eu quero para o Irã o mesmo que eu quero para o Brasil: utilizar o desenvolvimento da energia nuclear para fins pacíficos. Se o Irã tiver concordância com isso, o Irã terá o apoio do Brasil. Se o Irã quiser ir além disso, o Irã irá contra aquilo que está previsto na constituição brasileira e, portanto, nós não podemos concordar”.

Hillary Clinton desembarcou no início da noite em São Paulo. A secretária participa de uma entrevista com estudantes organizada pela TV Globo na Universidade Zumbi dos Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário