segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Conferência do Clima é retomada após protesto de delegações da África

Ministra australiana acusa representantes de 'encenação'.
Nações ricas querem romper princípios de Kyoto, dizem africanos.

Do G1, com informações de agências internacionais

Foto: AFP DDP/AXEL SCHMIDT

Delegações africanas quiseram chamar a atenção para risco de fundamentos da Convenção do Clima serem abandonados pelas nações industrializadas (Foto: AFP DDP/AXEL SCHMIDT)

Delegados de países africanos concordaram em retomar as negociações sobre mudanças climáticas em Copenhague, capital da Dinamarca. Eles protestaram contra as nações ricas, que estariam prestes a abandonar os princípios essenciais da Convenção do Clima e do Protocolo de Kyoto, pelas quais os países industrializados têm mais responsabilidade pelo aquecimento global, e portanto devem assumir mais obrigações. As conversas ficaram suspensas pela manhã.

“Estamos retornando (à mesa de negociação)”, afirmou Pa Ousman Jarju, da delegação de Gâmbia. O diplomata afirmou que os anfitriões dinamarqueses asseguraram que as demandas das nações africanas vão receber mais atenção.

No final desta semana, 110 chefes de Estado e de governo são esperados no encerramento da COP 15.

A ministra de Mudança Climática da Austrália, Penny Wong, acusou as delegações africanas de encenar uma debandada e declarou que “não é hora de jogar”.

Foto: Dennis Barbosa/G1

Representante de ONG do Chade mostra apoio à posição africana na COP 15 nesta segunda-feira (14) (Foto: Dennis Barbosa/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário