segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Oito pessoas morrem em protestos no Irã
28 de dezembro de 2009

A rede de tevê estatal iraniana afirmou nesta segunda-feira que oito pessoas foram mortas em protestos contra o governo, citando informações do Conselho Supremo de Segurança Nacional da República Islâmica.

A mídia estatal havia informado mais cedo que cinco pessoas teriam morrido durante os confrontos entre manifestantes e forças de segurança em Teerã, no domingo.

"Conselho Supremo de Segurança Nacional da República Islâmica: 8 mortos em protestos contra o governo do Irã", noticiou a Press TV, estatal com transmissão em inglês, sem dar mais detalhes.

No entanto, com base em informações do ministério da Informação, o canal estatal em persa informou que cinco pessoas morreram vítimas de "grupos terroristas" e que "mais de 10 membros de grupos antirrevolucionários faleceram em condições não determinadas". Até o momento, nenhum outro meio de comunicação oficial do país confirmou a informação.

Detenções - As autoridades iranianas também prenderam nesta segunda-feira duas pessoas ligadas ao ex-presidente reformista Mohammad Khatami e três assessores do líder da oposição Mir Hossein Mousavi, informou a oposição. Foram detidos Morteza Haji, ex-ministro e diretor da fundação Baran, de Khatami, e o adjunto deste, Hassan Rasuli, segundo o site dos parlamentares da oposição, o Parlemannews.ir.

Os serviços de segurança prenderam ainda três dos mais importantes conselheiros do ex-primeiro-ministro Mir Hossein Mousavi, que se tornou um dos líderes da oposição ao presidente Mahmud Ahmadinejad desde as eleições de junho. Os três detidos são Ali Reza Beheshti, Gorban Bezadian-Nejad e Mohammad Bagerian, de acordo com o Parlemannews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário