domingo, 24 de janeiro de 2010

Economia:

Economia chinesa supera expectativas
O percentual de 8,7% foi resultado das medidas para conter a crise mundial: um pacote de estímulo de quase US$ 600 bilhões que incluiu investimentos em obras de infraestrutura e transporte


O governo da China divulgou, nesta quinta-feira (21), um balanço do crescimento da economia deles em 2009. E mesmo com a crise mundial, foi um resultado impressionante.

Os números superaram as expectativas mais otimistas, mesmo as do governo chinês, que esperava um crescimento de 8% em 2009. O percentual foi de 8,7%. Foi resultado das medidas para conter a crise mundial: um pacote de estímulo de quase US$ 600 bilhões que incluiu investimentos em obras de infraestrutura, transportes e construção de casas.

Também houve incentivo para os bancos emprestarem dinheiro. No último trimestre do ano passado, o país cresceu de forma ainda mais acelerada: 10,7%. O maior crescimento trimestral em dois anos.

Nesse ritmo, a China está ainda mais perto de passar o Japão como a segunda maior economia do mundo. Mas os chineses estão preocupados. Economistas e investidores preveem que o governo deve botar o pé no freio para que a economia não saia dos trilhos.

A rápida expansão econômica está criando bolhas no mercado de ações e de imóveis e ameaça fazer os preços ao consumidor dispararem. O diretor do departamento de estatísticas reconheceu: "Nós temos que manter o crescimento e controlar a inflação ao mesmo tempo. E isso vai ser um desafio considerável".

O governo já adotou algumas medidas para conter o crédito. Os investidores temem que, com números tão impressionantes, o aperto seja ainda maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário