quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

História:

Chávez nomeia novos integrantes do governo
Nos últimos dias, o presidente da Venezuela desvalorizou a moeda, fechou lojas, nacionalizou uma rede francesa de supermercados e impôs cortes de água, entre outras medidas.


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nomeou novos integrantes do governo no final da noite de terça. A reportagem é do enviado especial a Caracas, Carlos de Lannoy.

Para a vice-presidência, Chávez escolheu o ministro da Agricultura, Elias Jaua, e para o Ministério da Defesa, o general Carlos Mata. Os dois cargos eram ocupados por Ramon Carrizales, que renunciou na segunda-feira alegando motivos pessoais.

Mas, para analistas políticos, Carrizales discordava das formas de combate à crise econômica. Durante o anúncio, Chávez negou divisões no governo e disse que as forças armadas estão comprometidas com os ideais revolucionários.

A Venezuela vive uma crise profunda. Nos últimos dias, Chávez desvalorizou a moeda, o bolívar; fechou lojas acusadas de aumentar preços e nacionalizou uma rede francesa de supermercados. O governo ainda impôs cortes de água e um racionamento de energia foi tão mal planejado que teve que ser revisto.

A inflação está acima dos 25% ao ano, é a maior do continente, e a economia venezuelana encolheu quase 3% no ano passado.

No último domingo, Hugo Chávez suspendeu a transmissão de seis tevês a cabo internacionais. Entre os motivos, o fato de elas não exibirem os discursos do presidente.

Nesta quarta, três emissoras foram autorizadas a retomar as transmissões, mas a mais popular do país ainda está fora do ar. Dois estudantes morreram num protesto contra este fato na segunda.

Aos manifestantes contrários ao governo, o presidente Hugo Chávez avisou: se continuarem nesse caminho, ele vai aprofundar ainda mais a revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário