domingo, 24 de janeiro de 2010

Medicina:

Técnica inglesa revoluciona prevenção do Alzheimer
O reagente pode ser pingado nos olhos como um colírio ou ser aplicado por meio de injeção. Ao atingir a retina, assinala com um pontinho as células mortas. Mais de 20 pontos é sinal de Alzheimer.


Da Grã-Bretanha, chega a notícia de um avanço importantíssimo para a medicina. Uma revolução na prevenção o Mal de Alzheimer. Quem conta é o correspondente Marcos Losekann.

A nova técnica permite enxergar o futuro do cérebro. Saber, através dos olhos, se o cérebro vai ser vítima do Mal de Alzeheimer, a morte acelerada e prematura de células cerebrais. Doença degenerativa que provoca demência e que atinge cerca de 30 milhões de pessoas em todo o planeta, a maioria com mais de 65 anos de idade.

O Mal de Alzheimer pode ser amenizado com medicamentos. Depende de quando a doença é descoberta. Quanto mais cedo, melhor. É por isso que essa técnica desenvolvida em Londres vem sendo considerada revolucionária. Permite um diagnóstico, com até duas décadas de antecedência e num simples exame de olhos.

O reagente desenvolvido pelos cientistas britânicos pode ser pingado nos olhos como um colírio ou ser aplicado por meio de uma injeção. O alvo dos pesquisadores foi a retina, que eles consideram uma extensão do cérebro.

Ao atingir a retina, a substância assinala as células mortas, que são detectadas por uma câmera com raios infravermelhos. Cada pontinho é uma célula morta, mais de 20 pontos, sinal de Alzheimer.

A cientista que coordenou a pesquisa diz que a grande vantagem é poder começar o tratamento logo, não só pra desacelerar o envelhecimento e a morte de células, mas principalmente para regenerá-las.

A técnica foi um sucesso com ratos de laboratório e agora começa a ser testada também em pessoas. Os cientistas acreditam que dentro de dois anos qualquer oculista vai poder fazer esse tipo de exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário