domingo, 24 de janeiro de 2010


O Hipotálamo (do idioma Grego ὑποθαλαμος = sob o tálamo) é uma região do cérebro dos mamíferos (tamanho aproximado ao de uma amêndoa) localizado sob o tálamo, formando uma importante área na região central do diencéfalo, tendo como função regular determinados processos metabólicos e outras atividades autônomas. O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino sintetizando a secreção de neuro hormônios (também chamado de "liberador de hormônios") sendo necessário no controle da secreção de hormônios da glândula pituitária — entre eles, liberação do hormônio gonadotropina [1] (GnRH). Os neurônios que secretam GnRH são ligados ao sistema límbico, que esta envolvido principalmente no controle das emoções e atividade sexual. O hipotálamo também controla a temperatura corporal, a fome, sede, e os ciclos circadianos.

Apesar de relativamente pequeno, é uma região encefálica importante na homeostase corporal, isto é, no ajustamento do organismo às variações externas. Por exemplo, é o hipotálamo que controla a temperatura corporal, o apetite e o balanço de água no corpo, além de ser o principal centro da expressão emocional e do comportamento sexual. O hipotálamo faz também a integração entre os sistemas nervoso e endócrino, atuando na ativação de diversas glânduals produtoras de hormônios.A hipófise e o hipotálamo são estruturas intimamente relacionadas morfológica e funcionalmente que controlam todo o funcionamento do organismo direta ou indiretamente atuando sobre diversas glândulas como a tireóide, adrenais e gônadas. Quase toda a secreção hipofisaria é controlada pelo hipotálamo, que recebe informações oriundas da periferia (que vão desde a dor até pensamentos depressivos) e dependo das necessidades momentâneas inibirá ou estimulara a secreção dos hormônios hipofisarios, através de sinais hormonais ou neurais. O hipotálamo também produz dois hormônios, a ocitocina (OCT) e o hormônio antidiurético (ADH) que são transportados para a neuro hipófise onde são armazenados.


[editar] Funções e Características do hipotálamo
Regular determinados processos metabólicos e outras atividades autônomas.
Secreção de neuro hormônios.
Controla a temperatura corporal, a fome, sede, e os ciclos circadianos (ritmo circadiano).
Importante na homeostase corporal
É o principal centro da expressão emocional e do comportamento sexual
O hipotálamo desempenha um importante papel no controle do sistema endócrino, porque regula a secreção hormonal da hipófise, que influencia funções tão diversas como o metabolismo, a reprodução, as respostas aos estímulos agressivos e a produção de urina. O hipotálamo está também associado a funções relacionadas com emoções e humor. Sensações como prazer sexual, sentir-se relaxado e “bem” após uma refeição, a raiva e o medo estão relacionados com o funcionamento do hipotálamo.(?-essa doença pode desenvolver em alguns portadores efeitos colaterais como o desenvolvimento maior de seus sentidos como visão,tato,olfato e o aumento de sua capacidade de raciocínio para algumas atividades em determinadas áreas

Pode-se identificar o portador dessa doença através:de seu comportamento que pode sofrer mudanças repentinas(ter atitudes agressivas e impulsivas),sangramentos nasais,fortes dores de cabeça,corpo mais quente do que o normal,suor descontrolado mesmo nas extremidades.
As pessoas que possuem essa disfunção são muito raras e por isso ainda é algo a ser estudado com maior precisão.Alguns dos pontos fracos dessas pessoas é a baixa expectativa de vida por volta dos 40 a 50 anos,possuem grande produção de ácido lático(responsável pelo desgaste físico),desenvolvem tambem uma grande ansiedade.
Além disso essa deficiência é gerada em indivíduos de genética superior(os mutantes),ou seja,aqueles com maior capacidade de adaptação isso faz com que tais se tornem extremamente desenvolvidos e desenvolvedores de descendentes com genética ainda mais aprimoradas.Seus filhos são normais,são possuidores de uma inteligência incomum e geralmente sem essa anomalia genética.
São pessoas que tem o lado físico bem desenvolvido pela genética

Muitas das vezes desenvolvem a empatia(tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa).Tendem a serem pessoas bem sucedidas por sua dedicação e persistência no que fazem

Nenhum comentário:

Postar um comentário