sábado, 9 de janeiro de 2010

Estudo aponta benefícios do uso de vitamina A na criação da tilápia-do-nilo

(08/01/2010) Da Redação, com informações da Agência Fapesp


As vitaminas são essenciais na dieta dos peixes por estarem envolvidas nas reações metabólicas. Sua falta pode comprometer o crescimento e aumentar a incidência de doenças. Um novo estudo realizado com a tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) concluiu que quantidades adequadas de vitamina A melhoram o ganho de peso, mas não altera o consumo de ração pelos peixes.

O trabalho, publicado na revista Scientia Agricola, apontou ainda que a suplementação de vitaminas na dieta diminui o estresse e estimula o sistema imunológico causado por altas densidades de estocagem dos peixes. De acordo com José Eurico Possebon Cyrino, professor do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo e orientador do estudo, o modo de criação em que se colocam cada vez mais peixes em um pequeno espaço tem provocado várias doenças e até mesmo a morte dos animais.

“A suplementação adequada de vitamina A permite um melhor funcionamento do fígado, do baço, do rim e um sistema imunológico mais competente. Assim, mesmo quando submetidos ao estresse, a presença do ácido retinoico [forma oxidada da vitamina A] na dieta ajuda a não comprometer o sistema imunológico”, diz.

O estudo corresponde à dissertação de mestrado de Daniela Ferraz Bacconi, orientada por Cyrino e intitulada “Efeito da suplementação dietética de vitamina A no desenvolvimento e reservas hepáticas de retinol na tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus)”, com Bolsa da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário