quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Petrobras inaugura termelétrica que vai gerar energia a partir de etanol



A Usina Termelétrica Juiz de Fora será a primeira do mundo a gerar energia elétrica a partir do etanol, a primeira a usar combustível renovável para geração de energia e a primeira unidade bicombustível. Uma solenidade realizada (19/01) na cidade mineira, promovida pela Petrobras, marca a mudança.

A unidade está operando, em fase de testes com etanol desde o último dia 31 de dezembro, e terá capacidade instalada de 87 megawatts. A solenidade contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

O projeto da UTE foi desenvolvido em parceria com a multinacional GE - General Electric. “Vamos rodar três meses com etanol, medindo as emissões. Estamos com uma expectativa bastante grande em relação ao desempenho e às emissões dentro dos níveis-padrão”, disse a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster.

Segundo ela, se os resultados forem positivos, surgirão oportunidades de negócios para uso em outros países, como o Japão, que têm turbinas semelhantes. 'O Brasil será o primeiro país do mundo a produzir energia a partir de etanol', observou a diretora, explicando que a turbina a ser utilizada terá capacidade para gerar 45 megawatts e foi adaptada pela GE para operar tanto com gás quanto com etanol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário