sábado, 9 de janeiro de 2010

Embrapa recebe visita de ministro da agricultura da Sérvia
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, recebeu hoje pela manhã a visita do ministro da agricultura, florestas e gerenciamento de água da República da Sérvia, Sasa Dragin.


A visita à Unidade da Embrapa faz parte de uma ampla agenda do ministro sérvio no Brasil no período de 2 a 7 de janeiro, com o objetivo de conhecer melhor a experiência do agronegócio nacional. Por isso, ele visitou cooperativas de produtores no Distrito Federal, a Emater-DF e outras unidades da Embrapa na região: a Embrapa Cerrados e a Embrapa Hortaliças.


Além de conhecer o agronegócio brasileiro, Dragin e o ministro da agricultura brasileiro, Reinhold Stephanes, assinarão dois instrumentos de cooperação internacional: um deles é específico para veterinária e o outro é um acordo de cooperação mais amplo na área agrícola que inclui diversas ações de parceria como troca de material genético, defesa agropecuária e intercâmbio de cientistas, entre outras iniciativas .


A Sérvia é um país europeu, cuja capital é Belgrado, localizado no sudeste da Europa, na região balcânica, com acesso para o Mar Adriático. Possui uma área total superior a 77 mil km2, sendo 18 mil km2 ocupados por florestas.


Em relação à economia, a República da Sérvia é considerada uma economia média emergente pelo Banco Mundial. O PIB gerado pela agropecuária é de 21,3%, sendo 34,1% da indústria e 44,6% serviços. A agricultura está principalmente centrada em milho, trigo, beterraba e batata e a pecuária em bovinos, suínos, ovinos e aves.


Com a assinatura do documento de cooperação, o objetivo é trocar experiências e incrementar o agronegócio dos dois países.




Bancos genéticos animal e vegetal despertam o interesse do ministro




Na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o ministro sérvio foi recebido pela chefe geral em exercício, Taciana Cavalcanti, que apresentou o programa de pesquisa e desenvolvimento em suas quatro grandes áreas de atuação: recursos genéticos, biotecnologia, controle biológico e segurança biológico.


Depois, Dragin conheceu as pesquisas de recursos genéticos desenvolvidas na Unidade, que incluem coleta, caracterização e conservação de espécies vegetais, animais e de microrganismos de interesse agropecuário. Uma das ações que mais chamou a atenção do ministro foi o banco de DNA de animais domésticos ameaçados de extinção que, mais recentemente, passou a contar também com um banco de tecidos de espécies de vertebrados silvestres brasileiros com potencial econômico.


Por fim, Dragin visitou o banco genético vegetal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que é o maior do Brasil e um dos maiores do mundo, com mais de 100 mil amostras de sementes de aproximadamente 600 espécies conservadas a 20ºC abaixo de zero, onde podem permanecer por cerca de 100 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário