segunda-feira, 11 de janeiro de 2010


Senadores querem audiência pública para discutir problemas da indústria de etanol
11/01/2010) Da Redação, com informações da Agência Brasil



Senador Renato Casagrande (PSB-ES) quer audiências públicas para discutir redução da mistura de etanol à gasolina
A redução, em estudo pelo governo, do percentual de álcool anidro misturado à gasolina tem preocupado senadores. O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, Renato Casagrande (PSB-ES), pretende realizar audiências públicas com representantes do governo e do setor sucroalcooleiro para debater os problemas enfrentados pela indústria do álcool e a necessidade de o país ter regras mais firmes nessa área.

“Esta mudança é ruim tanto do ponto de vista ambiental, porque aumenta a emissão de poluentes, quanto do ponto de vista econômico, porque cria uma insegurança no setor”, afirmou Casagrande.

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), integrante da CAE - Comissão de Assuntos Econômicos, tem opinião semelhante. A seu ver, mudanças pontuais na política do álcool servem para criar intranquilidade no mercado produtor. Ele destacou que cabe ao Executivo definir “regras bem firmes”para evitar fatos como esse. “Como o [preço do] álcool subiu demais, o governo tenta agora reduzir a sua participação na gasolina, o que aumenta o estoque e provoca a redução do preço”, explicou Dornelles.

O líder do PDT, Osmar Dias (PR), defensor do setor agrícola no Senado, também considera a medida equivocada. “Esse é um mercado cativo que os produtores de álcool têm e que agora vão perder para o setor do petróleo. Não entendo essa medida, talvez a mais interessada, nesse caso, seja a Petrobras”, afirmou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário