domingo, 17 de janeiro de 2010


O candidato governista de centro-esquerda Eduardo Frei reconheceu sua derrota para o direitista Sebastián Piñera no segundo turno das eleições chilenas deste domingo (17).



"Quero felicitar Sebastián Piñera. A maioria dos chilenos lhe deram sua confiança para que conduza os destinos do país pelos próximos quatro anos, e desejo êxito em sua gestão", disse o candidato derrotado.



De acordo com a apuração oficial, Piñera tem 51,6% dos votos e Frei tem 48,4%, com 99% das urnas apuradas.

As urnas começaram a ser fechadas e os votos apurados às 17h de Brasília deste domingo (17). Em uma jornada eleitoral sem sobressaltos, cerca de 8,3 milhões de chilenos foram convocados às urnas após o primeiro turno, realizado em 13 de dezembro.



Empresário

Aos 60 anos, Piñera é economista e fez mestrado e doutorado na mesma área. Ele trabalhou na Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), atuou como professor universitário. e já foi senador e presidente do seu partido.



Piñera é um dos homens mais ricos do Chile, proprietário de uma rede de televisão, detentor de partes da companhia aérea LAN e com investimentos variados nos setores de minerador, imobiliário e de saúde. Ele prometeu consolidar a "economia social de mercado", sempre privilegiando os empregos.



A derrota do candidato governista representa a volta da direita chilena à Presidência pela via democrática 52 anos depois da vitória de Jorge Alessandri, em 1958.

Piñera também põe fim a quatro mandatos consecutivos da Concertação e se transforma no primeiro líder da direita desde o retorno do Chile à democracia, em 1990, após 17 anos do regime militar comandado por Augusto Pinochet (1973-1990).

Histórico do chile:
Os primeiros vestígios arqueológicos na região datam de 12 mil Ac.Entre o séculos XIII e XV,o império inca dominou o centro e sul do país.No século XVI,os espanhóis dominaram a região e começaram uma colonização armada.Apesar de declarada em 1810,a independecia do chile só se confirmou depois de uma guerra que durou até 1818.Na guerra do pacífico,entre 1879 e 1883,O país derrotouo peru e bolívia e conseguiu ficar com as áreas de sua região norte-o que impediu a bolivia de ter uma saída para mar.Entre os séculos os séculos XIX e XX,o chile consolidou a democracia em uma sociedade hierarquizada.A Abertura social ocorreu aos poucos,mas foi interrompida pelo golpe de estado de 1973.o retorno á democracia só ocorreu em 1989.
1970
Nas eleições presidenciais,venceu o médico socialista salvador allence,apoiado por um grupo de partidos de esquerda,a unidade popular.A radicalização de seu programa de governo proporcionou a formação de uma forte e organizada oposição.
1973
Em 11 de setembro,o governo da unidade popular é derrubada por um golpe militar.O palácio de la moneda,sede presidencial,é bombardeado,cercado,allende se suicida.uma junta Militar encabeçada por augusto pinochet assume o governo que se caracteriza pelo liberalismo economico e pelo autoritarismo político,expressos na constituição de 1980.
1988
um plebiscito convocado pelo governo por pressão da mobilização social dá inicio a um período de transição para democracia.os exilados politicos são autorizados a voltar ao país.um grupo de centro-esquerda,chamado de "socialista renovado",em aliança com democracia cristã,alcança uma saída consensual para o regime,assinando o retorno da democracia e a participação socialista nos próximos tres governos.
1990:
pinochet deixa a presidencia do chile e,após eleiçoes democráticas,patricio aylwin azócar assume o cargo,com principal objetivo de consolidar a democracia,a reconciliação e os investimentos no social
1994:
Eduardo frei,novamente um democrata cristão,vence as eleições e assume a presidencia.com o objetivo de manter a economia saudável,ele fez o chile assimir acordos internacionais e dá inicio á politica de tratados de livre comércio.
2000
o advogado e economista ricardo lagos escobar,do partido para a democracia,vence as eleições e consagra mais um mandato de centro-esquerda no chile.apesar das denuncias de corrupção,ele terminou o governo com popularidade.
2006
michelle bachelet jeria,médica e ex-ministra da defesa do governo anterior,vence as eleições e se consagra como a primeira mulher presidente da história do chile.Ex-exilada pela ditadura e casada com um alemão,ela mantém o governo em meio á crise economica mundial.
2009:
No dia 13 de dezembro,os chilenos vão as urnas escolher o novo presidente.faltando pouco mais de um mes para as eleições,bachelet atinge o patamar histórico de 80% de aprovação em outubro de 2009.segundo últimas pesquisas,o bilionário conservador sebastián pinero mantém a liderança na disputa,seguido pelo candidato do governo,ex-presidente eduardo frei
DEZ/2009
com quase 100% das urnas apuradas, o candidato da direita sebastián pinera obtém 44% dos votos,ocorrendo 2 turno com vitoria piñera"1 representa d direita em 50 anos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário